Excursões

Passeio de buggy

Buggy, o valente e clássico carrinho famoso nos anos 70, é um verdadeiro charme que pode ser encontrado nos arredores de Uruaú. Por aqui existem muitos deles, de todas as cores, muito bem conservados e mantidos com o máximo cuidado por motoristas credenciados que habilmente te levará até as maravilhosas praias da região descobrindo todas as belezas naturais do local.

Entre os destinos mais famosos está o Morro Branco. Composto por falésias multicoloridas é um lugar encantado com caminhos entre rochas vermelhas e brancas que formam um labirinto até o mar.

E, em seguida, temos a Praia das Fontes, Praia de Barra Nova e Praia de Ponta Grossa no extremo do estado. Um lugar cheio de piscinas naturais formadas pelo movimento da maré. E graças aos momentos de maré baixa é possível chegar a locais contrariamente inacessíveis, observando sempre com extrema atenção os horários de visita.

Antes de chegar a Ponta Grossa, um outro lugar que não pode faltar no programa é a Garganta do Diabo, um estreito desfiladeiro cortado na rocha que atrai muitos turistas e, por fim, uma bela caminhada nas encantáveis dunas admirando o horizonte.

As excursões de buggy são organizadas pelo Hotel em diversas categorias podendo atender as necessidades individuais de cada hóspede, de famílias, ou ainda de pequenos grupos.

 

Uruaú

Uruaú, anotem este nome! Com sua linda praia, está localizada a 90 km ao sul de Fortaleza, a capital do Estado do Ceará, e a 20 km de Beberibe, sede administrativa do município.

O pequeno Povoado de Uruaú brilha como um oásis de palmas entre o Oceano Atlântico e as altas dunas de areia que se dissolvem na maior lagoa de água doce do Ceará, a Lagoa de Uruaú.

A Praia de Uruaú é um local ainda pouco explorado; é uma praia plana e com um mar tranquilo de águas agradáveis.

A pesca é uma das principais atividades econômicas local e conserva fortes tradições que não mudou muito ao longo dos anos e é praticada principalmente por pescadores independentes usando suas pequenas embarcações tradicionais, as famosas jangadas.

Uruaú oferece inúmeras oportunidades de desfrutar o melhor de toda região, seja caminhando ou passeando de buggy sobre suas lindas dunas, nas praias de areia branca, ou simplesmente tomando um delicioso banho nas águas serenas do oceano.

Kitesurfistas encontraram em Uruaú as perfeitas condições que qualquer amante do vento sonha. A região de Uruaú é um ótimo point para a prática do esporte, tanto na lagoa como no mar, sobretudo entre agosto e dezembro.

A região tem um clima equatorial muito agradável com temperaturas constantes durante todo o ano entre 25 e 29 graus e, segundo um estudo da NASA, tem o ar mais puro do mundo.

Águas Belas

Ao longo da praia de Águas Belas com a maré baixa se formam piscinas naturais de água quente. Em Águas Belas vocês poderão passar um delicioso dia em todo estilo brasileiro, deliciar os sabores locais, passar o tempo no conforto das barracas espalhadas pela praia e se refrescar com um super banho nas águas do oceano.

Águas Belas está inserida em dos itinerários das excursões propostas pelo Hotel, mas querendo, pode-se andar diretamente fora dos nossos pacotes de viagem. 

 

Barra Nova

A praia de Barra Nova está localizada na fóz do Rio Choro. Graças às variações das marés, a paisagem parece sempre diferente - daí o nome "Barra Nova" - com lagoas coloridas e belos bancos de areia branca. Aqui os buggies são transportados em barcas empurradas manualmente. É uma grande emoção observar o panorama dentro de um carro e ver o cenário que muda gradualmente, mas talvez seja muito melhor deixar-se ser transportado pela corrente de água que se forma entre a lagoa que se forma entre o oceano e a praia.  Água doce e salgada se encontram formando laços de tonalidades surpreendentes. Direcionando-se à floresta de palmas e manguezais, subindo nas dunas, o horizonte nos contempla com maravilhosas praias que no pôr-do-sol criam uma cenografia de filme. Para aproveitar melhor a jornada, por quê não descansar à sombra de uma das tantas barracas ao longo da praia? Estes simpáticos locais oferecem pratos com os sabores da tradição cearense, como: grelhados, peixes fritos, lagostas, e impecável cerveja gelada. Para os Kiters, é um verdadeiro paraiso para voar entre o céu e o mar.

Morro Branco

Morro Branco tornou-se um importante destino turístico na costa. A praia, o oceano e os horizontes infinitos. De Uruaú em direção ao norte, de buggy, se encontram a Praia das Fontes e de Morro Branco. A Praia das Fontes famosa e conhecida pelas fontes naturais de água doce que escavando as rochas criou duchas e grutas naturais, como a gruta de Acucena, acessível somente quando a maré está baixa. Morro Branco, conhecido como o Grand Canyon do Brasil, é um pratimônio nacional, meta de viajadores de todo o mundo. O recife e o horizonte se encontram no oceano infinito, onde a mente e o coração entram em profunda sintonia. Descendo dos recifes através de um labirinto natural, pode-se contemplar doze graduações de cores que vão do vermelho ao laranja, do amarelo ao branco. Obra do vento, do sol e da água que lavoram parcialmente desde tempos, e até hoje continua a esculpir este monumento nunca terminado. No pequeno vilarejo, as típicas feirinhas é um atrativo, um convite especial vai ao artesanato local, trabalhados com muito esmero e vários elementos locais, como a areia de cores diversas e naturais.

Faça um passeio com um guia local que vai compartilhar as suas paixões, mostrando a beleza e a riqueza do local, proporcionando emoções inesquecíveis. Os buggies podem ser alugados diretamente do hotel.  

Palmeira & Canto Verde

Olhando em direção ao sul, deixando a costa por um momento, entrando no interior do estado, a paisagem muda e muda também o estilo de vida da população. Pequenas comunidade de fazendeiros  vivem de forma simples, cultivando mandioca, coqueiros, cajus e feijões. Ao longo das estradas de terra batida se encontram grande latifúndios, alguns dos quais de propriedade dos mesmos fazendeiros. Em Palmeira, a comunidade vive em torno da pequena igreja, da escola e do mercado, que é muito rico e bem fornecido. Entre os aperto de mãos e a sincera hospitalidade, se intui a profunda dignidade daquela gente, misturada com uma pitada de curiosidade pelos visitantes de fora. Tornando em direção à costa, em direção à Prainha do Canto Verde, a viagem se torna um percurso no tempo, onde é possível admirar as tradilções da pesca que passam de pai para filho, sobrevivendo gerações. Nesta pequena área vivem cerca de 250 pessoas, todas da mesma família, e a vida é sujeita às variações das marés. Um lugar escondido, protegido nas costas da costa com dunas altíssimas e de frente a um oceano de cor esmeralda de águas quentes. Entre dias de pesca e repouso, de iguarias e mar, a vida passa serena. E tudo é visível nos olhos das pessoas que povoam este pedacinho apartado do mundo.

Pequenas jangadas entram no mar e por lá ficam durante dias, durante a noite os pescadores se protegem do frio e das ondas dentro de uma estrutura interna, e ao entardecer é possível ver as luzes dessas jangadas em meio ao oceano, essas luzes servem como sinalização para as grandes embarcações.

É possível organizar circuitos de viagem diretamente do hotel, em carro ou van.

Parajuru

Uma praia de areia branca onde a água atinge o joelho, um mar azul profundo, essas são as cores de Parajuru. Para os amantes do kitesurf é um dos melhores pontos da região. Na zona existem centros de Kite credenciados que possuem parcerias direta com o hotel.

 

Canoa Quebrada

Entre tanta beleza, um lugar que não pode ficar de fora do seu percurso turístico é Canoa Quebrada, há cerca de 80 km ao sul de Uruaú. Este pequeno vilarejo de pescadores foi descoberto pelos hippies nos anos 70, quando vagavam em busca do lugar idela para encontrar a paz, amor e liberdade, em meio a uma natureza preservada e agradável. Ainda hoje se respira um ar sereno, e uma atmosfera de cordialidade, não obstante o grande número de turistas que vistam o local. O vilarejo se encontra sobre um terreno elevado e rochoso que domina a esplêndida praia, com diversas barracas coloridas, envolvidas pelo som da música e do reggae, excelentes pratos de peixe, cerveja gelada e caipirinha. Uma pausa para o almoço, um banho de mar e algumas horas de relaxamento, proporcionam momentos inesquecíveis, uma fugaz imerção em um tempo de utópica felicidade. No vilarejo na Avenida Broadway existem inúmeros mercados de artesanato e bijouterias, feitos pelo povo local. Algumas boutiques de roupas e vestidos feitos sempre pelos artesãos locais, bares e locais gestidos por muitos europeus, uma bela vida noturna e também muito relax. Nesta região o kitesurf e o parapendio se misturam às velas das tradicionais jangadas.

Quando inicia o calar do sol, dezenas e dezenas de pessoas esperam o seu magnífico pôr sobre as dunas. Essa tradição se tornou quase um rito mágico, dizem que todos os apaixonados que assistem este pôr-do-sol estarão juntos para sempre.      

Excursões organizadas diretamente do hotel, em carro + buggy. De Uruaú até Canoa Quebrada o circuito é feito por carros ou vans, e dalí depois se prossegue em buggy longo à praia alcançando Ponta Grossa, passando pela Garganta do Diabo ou outras localidades.

Ponta Grossa

De Canoa Quebrada chegamos até Ponta Grossa, o extremo sul do estado do Ceará, um tripúdio de piscinas naturais formadas pela maré. A propósito de marés, é sempre bom recordar que muitos lugares tipicamente inacessíveis podem ser visitados dentro de uma faixa de horário específica que deve ser altamente respeitada conforme as indicações. Ponta Grossa é um pequeno Vilarejo de pescadores, há 200 km de Fortaleza, a capital. As dunas, superam os 50 metros de altura e o quando o mar se retira, são formados espelhos d'água com uma extrema raridade e beleza. Durante do percurso se encontram as praias de Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato e Retirinho. Antes de chegar em Ponta Grossa, a parada na Garganta do Diabo é quase obrigatória, uma estreta garganta cortada nas rochas, é o momento de descer dos buggies e de ser aventurar no estreito corredor escavado pela água durantes milênios, certamente será uma emoção incrível. Ao escalar as imensas dunas, o horizonte é único. O almoço é um especial restaurante ao aberto na natureza, rico de lagostas e peixes. É possível jantares e cooking show a céu aberto, saboreando as tradições locais, como o robalo. O local é acessível di buggy.

Fortaleza

Fortaleza, é o quinto centro mais populoso do país, é uma cidade vibrante, cheia de bares, hotéis e restaurantes finos, repleta de praias populares, como a Praia do Futuro, com estabelecimentos típicos cheio de tendas. É nesta praia que a maioria dos fortalences gostam de passar os fins de semana, entre as atividades locais, boa música, côco gelado e muita caipirinha. E na Beira Mar, os lindos prédios encantam junto ao porto com suas balsas, barcos de pesca tradicionais, e do mercado de peixe logo ao lado. O bairro de Praia de Iracema abriga a área conhecida como Dragão do Mar, um longo cais do porto. As belas casas do século XIX são o pano de fundo do complexo habitacional futurista, do museu de tradições caipiras, o Planetário, o Museu de Arte, e uma zona rica, com cinemas e clubes. Sempre na Praia de Iracema, há o famoso e lotado Pirata, aberto apenas às segundas-feiras para uma festa realmente imperdível longo toda a noite, até amanhecer.

O centro da cidade é o lar do Mercado Central, onde você pode encontrar muitos produtos locais, desde as deliciosas castanhas de cajú ãs imperdíveis Hawaianas, com redes instaladas por toda a parte, tornam o ambiente muito confortável. A pausa perfeita é uma parada no quiosque para saborear os deliciosos sucos Tropicais; o menu é completo com uma misto enorme de várias frutas, a maioria típicas da região, um verdadeiro deleite. Perto da catedral, tem o famoso Teatro Alencar, aberto a partir de terça-feira para o público, uma construção que nos leva à atmosfera dos anos 20.

Para os entusiastas do futebol uma parada no Castelão é ótima opção, o estádio foi construído para a última COPA do Mundo, uma mistura perfeita de sustentabilidade e tecnologia.

Partindo do hotel na estrada que nos leva até Fortaleza, uma sugestão muito interessante é uma parada em um dos muitos Engenhos de cana-de-açúcar artesanal, onde produzem a famosa rapadura. Esse doce faz parte da tradição local, muito energizante, simples e as vezes aromatizado com côco, canela e mamão. Mas, muito além da degustação, observar o processo de produção é realmente muito interessante!

Outra para obrigatória é nos famosos restaurantes locais para saborear um delicioso jantar, churrascarias, oferecem um dos melhores rodízios da região, com carnes grelhadas de todos os tipos servidas com deliciosos acompanhamentos.

O ritmo musical local é o forró, que é dançada em todos os lugares nos fins de semana, incluindo pequenos clubes free-range das aldeias. Mas o auge da diversão é atingido em julho com o Fortal, fogos de artifício para um carnaval fora de época que atrai turistas de todo o Brasil.

As excursões são organizadas diretamente do hotel.

No aeroporto, logo na chegada em Fortaleza há uma placa dizendo: "Aqui você pode ser feliz", e talvez você realmente possa.

 

O mercado de Cascavel

Cascavel é uma grande cidade situada no interior do Ceará há cerca de 30 km ao norte de Uruaú. Todo sábado de manhã em um grande espaço no centro da cidade, ocorre a feira de São Bento, um grande mercado completo de produtos de vários tipos. O lugar ideial, onde você poderá encontrar produtos interessantes e produtos típicos da região. É, de fato, uma grande feira rural e popular, completa de frutas e legumes, carnes de todos os tipos, aves, mantimentos, móveis e roupas, objetos artesanais, selas, arreios, chapéus de couro típicos e vestidos do sertão, vacas, cabras e cavalos, barbeiros e alfaiates ao ar livre. Não há falta de comida por toda a feira, refrescos e curandeiros vendendo especiarias, como ervas, pomadas e outros medicamentos contra qualquer tipo de doença que puder imaginar, para o corpo e a alma. Um turbilhão de cores, cheiros, gostos, um verdadeiro encanto, perfeito para registrar tudo e fotografar cada detalhe.

O hotel organiza excursões para a feira mediante reserva.

Guaramiranga

No coração do Maciço de Baturité, em Guaramiranga, conhecida como a “Suíça do Ceará”, você mergulha na natureza ao visitar o "Parque das Trilhas ". Este projeto de ecoturismo foi criada para oferecer uma alternativa às praias. Percorrendo ao longo das numerosas trilhas que serpenteiam através dos grandes parques, o visitante descobre muitas espécies de plantas endêmicas e particular desta área que se eleva  865 metros acima do nível do mar. Para aqueles que amam  esporte e aventura, eles podem testar sua coragem com a descida de uma rocha, a travessia de um lago em uma ponte de corda instável, ou deixe-se cair pendurado a um cabo de aço. As pessoas mais tranquilas e as crianças vão escolher o mais calmo "Pesque Pague"  no pequeno bonito lago.